sábado, 17 de fevereiro de 2024

// parece ironia querer cuidar da saúde mental no século dos viciados em dopamina


Se você passou por aqui mês passado, pode ter se deparado com o post desativei meu instagram pessoal
Fiquei sem ele por 11 dias, até que por um descuido, eu cliquei no meu nome e logou automaticamente.
Minha primeira reação foi desativar imediatamente, mas não consegui. Eu descobri que existe um limite semanal para desativar um perfil no instagram. Sim, um limite! Eu fiquei muito chocada porque como assim não posso controlar o que fazer com o MEU perfil???
Depois disso eu preparei um textão pra fazer por lá sobre isso, mas desisti. Desisti porque quem tá por lá não tá analisando os malefícios da rede no cérebro, então resolvi trazer pra cá algumas reflexões. 

  • O Instagram alimenta FOMO (fear of missing out)

Se você nunca viu esse termo por aí, eu te digo o que é: FOMO é a sensação de estar perdendo as coisas que estão acontecendo, seja o que tá acontecendo na vida dos amigos, eventos, experiências etc. É um grande medo de ficar de fora das coisas. Como se a qualquer momento a gente pudesse perder a melhor oportunidade das nossas vidas perante alguma coisa. O quê especificamente? Não importa, o medo não escolhe. Ele só existe.

Antes de desativar meu perfil, eu havia tirado as notificações do aplicativo, que era pra treinar ficar sem ele. Então quando ativei novamente elas continuaram desativadas. Foi aí que eu recebi esse outro aviso. E eu nunca tinha visto antes.
Como vocês podem ler, a rede deixa bem claro uma mensagem de possível perda. Vou perder a notificação de quem me seguiu, vou perder a notificação de quem curtiu e/ou comentou em uma foto e também vou perder uma mensagem. Perder.  Mas se eu ativar as notificações, vou ficar sabendo de tudo isso imediatamente. IMEDIATAMENTE! Sentiram a pressão das palavras nunca e imediatamente? Eu senti.

A questão é: eu preciso disso? Não. Nem eu e nem você!
E sabe porque eu disse anteriormente possível perda? Por que isso não é verdade. Nenhum dos medos que ele coloca estão sacramentado de acontecimento. Simplesmente nenhum. E mesmo que alguém venha solicitar pra seguir meu perfil, por exemplo, vou ver mesmo que eu entre na hora ou em uma semana ou em um mês ou em um ano depois. A solicitação só vai sumir se a pessoa retirar. E se retirar ainda vai ser bom porque eu nem vou ver. Só vejo vantagens.

Mas é muito fácil brincar com a mente humana usando certas palavras de gatilho. E mais fácil ainda cair nessa quando nosso cérebro já está completamente viciado em dopamina. Ele se transforma num pacman e vive em busca do próximo meme/vídeo/foto/conteúdo imperdível pra sobreviver de migalhas de dopamina ao longo do dia.

  • Desativar o Instagram? Um surto! 

Foram apenas 11 dias com o perfil desativado, mas deu pra receber mensagens bem desagradáveis. A primeira foi "estás sem instagram? surtou, foi?". Depois dessa foi um colega que havia feito uma cirurgia há poucos dias, e como eu não sabia da informação, "postei no instagram, não viste?" ele soltou de forma um pouco rude. Aí depois de informar da desativação veio a melhor frase de todas "pra ficar com perfil desativado, é melhor excluir logo", o que me levou a falar pra ele um pouco sobre excesso de tela/redes sociais, mas ele riu. Sim, ele riu como se aquilo fosse um absurdo. E foi aí que eu percebi que pra muita gente realmente desativar as redes é sinônimo de surto. Vi vários tweets usando essas mesmas palavras quando fiz uma breve pesquisa pelo twitter.

Algumas pessoas foram mais sutis que outras, por exemplo, perguntando se tava tudo bem comigo e que perceberam que eu havia sumido do Instagram, afinal, costumo postar bastante srtory, o que fez com que 4 conhecidos de instagram enviassem mensagem quando voltei a postar. E 3 amigos perguntaram via whatsapp porque não estavam me encontrando por lá. 

  • Ansiedade, desespero, fobia social, excesso de exposição

"Pra quem não consegue dosar o tempo de tela, o melhor é se afastar mesmo e criar uma rotina fora dela",  foi um comentário bem interessante que a Lana  deixou no post anterior. Eu fiquei reflitona porque eu não conheço absolutamente ninguém que faz isso. Vocês conhecem? Vivemos em bolhas diferentes, mas pra mim parece que tem pouca gente pensando sobre.

Não consegui desativar meu perfil novamente e com isso veio um sentimento de obrigação de postar as coisas. Eu já havia percebido que isso acontece comigo, mas dessa vez foi muito forte. Eu queria postar tudo e toda hora. E postei bastante coisa mesmo porque eu só pensava que iria desativar o perfil novamente em 7 dias, e "tudo bem".


Os 7 dias chegaram na sexta-feira passada (09), e como o planejado, desativei o perfil. E lá veio o app jogar a culpa pra cima de mim porque  o motivo da desativação foi "ocupa muito do meu tempo ou desvia muito minha atenção". Ficou aquele amargo na garganta, então só fiz o print e confirmei. Mudou automaticamente pro meu perfil profissional e ok. Isso foi pela tarde.

Na noite do mesmo dia eu percebi que meu perfil ainda estava com a fotinho, mas fui dormir. Na manhã seguinte abri o instagram e vi que minha foto ainda estava aparecendo. Fui na pesquisa e vi ainda estava encontrando o perfil. Mas eu desconfiava que podia ser algum bug, então pedi pro meu namorado ver se ainda mostrava pra ele e esperei algumas horas, mas o perfil não sumia e eu tava com medo de mudar pra ele e acontecer tudo de novo. Esperei até a hora do almoço e não sumiu, foi quando desisti de tudo e acessei ele. 

Pra minha surpresa, ele não foi desativado, mesmo que tenha sido tudo confirmado no dia anterior. Não sei o que aconteceu. Só sei que ele me impediu novamente de desativar por conta dos 7 dias, que ele resetou por algum motivo. Mas assim que esse post sair o perfil já deve estar desativado porque terão passado os 7 dias exigidos.

Não poder escolher quando vou desativar meu perfil me deixa com muita raiva. E ao mesmo tempo tenho uma vontade enorme de postar as coisas. Isso me fez pensar que pode ser algum tipo de "sequela" de um cérebro prejudicado pelos malefícios das redes sociais. Mais alguém aí sente vontade de postar tudo ou quase tudo?

Pra mim faz sentido a teoria que criei (sim, uma teoria, visto que não fui pesquisar nada sobre pra tentar entender). Faz sentido porque mencionei no post anterior sobre a sensação de que a minha vida são as coisas que acontecem online, as coisas postadas nas redes. Aliás, não NAS redes, mas NA rede instagram. É só esse lugar que me buga. E eu ainda não sei exatamente o por quê.


Acompanhem esse relato no Reclame Aqui aonde a pessoa passou pelo que aconteceu comigo, de logar rapidamente. Percebam no texto como ele ficou realmente afetado com a ativação do perfil, tanto que fala abertamente estar desesperado e ansioso. Eu não sou a única e ele não é o único. E eu não vejo pessoas ao meu redor falando sobre, mas eu percebo através dos posts quando tem algo errado na vida de alguém. Porque sou profissional? Sim, sou profissional em sentir um incômodo grande com o instagram há muitos anos. Percebo que outras pessoas sentem que tem algo errado, elas só não perceberam ainda. Mas a partir do momento que a gente acompanha pessoas diariamente no instagram, tem como conhecer bastante através do modo espectador. Então quando um low profile começa a postar 5 stories por dia, fica bem claro pra mim que ele não tá bem.
Eu tô no meu terceiro perfil no instagram. Já aconteceu outras duas vezes daquele lugar me deixar maluca e eu, sem entender direito na época, só excluía os perfis. A última vez que aconteceu foi em 2017. Fiquei uns 8 meses sem perfil pessoal, até que criei o atual em 2018. Desde então eu tento usar de forma diferente, começando por ele ser privado. Percebi que me incomoda o fato de desconhecidos e/ou conhecidos de vista virem me seguir. E a partir do momento que eu passei a controlar isso, surgiram outras coisas, como por exemplo, cobranças de ex-colegas de escola pra que eu os aceite no meu perfil. Acontece que aquele perfil não é só um perfil. É um local seguro (teoricamente) pra eu mostrar pro mundo algumas coisinhas da minha vida. Então a partir do momento que eu deixo alguém que me conheceu em 2004 ver as coisas que eu coloco, me vem um gatilho forte. Aquela pessoa não me conhece, ela só conhece a Camila de 2004. O que parece dar margem pras pessoas me falarem coisas do tipo "nunca imaginei que tu gostavas de X coisa" ou até um otário responder um story com "tá tomando vinho com gelo? Que absurdo! Não é assim que se toma vinho". E esse é o lance: a exposição dá margem pras pessoas acharem que podem te falar qualquer coisa. Qualquer coisa.


  • O que eu quero ganhar com isso

Eu sei que muita coisa citada aqui não incomoda os outros. E na maioria das vezes quando exponho isso, não tem um pra se compadecer. Mas dessa vez tá tudo bem. Agora eu sei que sou eu por mim, e é isso que tô tentando fazer. Me sentir o melhor possível quando estiver naquele lugar.  Ainda mais porque isso não é novo na minha vida.

Encontrei esse tweet falando da confusão com a realidade, que é o que acontece comigo, e eu espero muito me livrar disso. Quero ver benefícios reais ficando longe de lá, então deixo essa pequena lista de 10 coisas que mudaram na vida dessa pessoa que encontrei pelo twitter, e espero assim me motivar a ficar longe de lá.

Como esse ficou longo, me veio a ideia de fazer posts separando os assuntos. Até porque eu sinto que esse pode ter ficado meio confuso, já que eu só sentei e escrevi. No próximo post eu mostro as coisas que fiz no offline.








20 comentários:

  1. É realmente um absurdo ter que esperar o tempo que o próprio site determinou para que possa TENTAR excluir o TEU perfil.
    Mas a geração atual não pode perder as novidades, as fofocas, essa alienação é real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os efeitos colaterais começam silenciosos antes de explodir

      Excluir
  2. Eu vi essa semana o twitt que vc printou no post e lembrei de ti, pra falar a verdade. Achei interessante a recorrência do assunto.

    Eu vou comentar dum ponto de vista de quem nao tem uma relação toxica com o instagram e que nunca foi de postar muito da vida. Na verdade eu sou low profile e to tentando postar mais coisas no meu feed mesmo pra ficar de registro. Meu diário de fotos. Minha conta é privada e eu não tenho notificação alguma no meu celular há anos.

    Vamos lá.

    Minha media de uso do instagram pessoal é 1h diaria e isso nao me incomoda nem me atrapalha. Acredito que cada um sabe onde aperta e quem mais sente é quem tem mais problemas pra desapegar.

    Eu nao sei se vc conseguiu desativar de vez sua conta, nao ficou claro, mas espero que sim pq claramente nao ta te fazendo bem. E não é só o instagram, muitos sites, plataformas, apps e afins botam dificuldade pra vc desativar sua conta. Enquanto pra se inscrever é facil e rápido.

    Entenda que isso não incomoda os outros pq nem todo mundo tem a mesma relação que vc com o instagram, e ta tudo bem. Nao ta tudo bem é te chamarem de louca porque desativou um instagram. Manda pastar. Num sou obrigada a ta vendo stories de ninguem nao, se for de seu interesse me informe. Povo metido a celebridade, eu hem.

    Espero que vc consiga viver de boa sem instagram. Continue tirando suas foto e postando aqui se quiser, sem imediatismos. Acho que uma das coisas boa pra se perder é o habito de postar tudo o que acontece quando acontece ou ter opinião sobre tudo o tempo todo. Deixe as coisas passarem despercebidas. E eu digo isso nao como uma acusação sobre você, mas num geral mesmo pra quem fica cronicamente online. Aguardo novidades do offline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente as outras pessoas não têm a mesma relação que tenho com a rede, apesar de elas também terem problemas com tela, não significa que se resumo ao ig, que é o meu caso.
      Obrigada pelo comentário, Lana ♥

      Excluir
  3. Olá!
    Eu tenho refletido muito sobre redes sociais por esses dias.
    Já passei do estágio de excesso e deslumbre de ficar compartilhando minha vida há muito tempo, tanto é que não tenho interesse nenhum em postar sobre a minha vida no meu perfil pessoal (que só fica lá existindo, e eu atualizo uma vez por ano). Já no meu IG de zoeira - digamos assim - eu às vezes caio no problema que chamo de "poço dos reels". Se passam horas e eu estou lá rolando a tela.
    São eventos super raros, mas ainda assim, acontecem. E eu sempre me pego pensando no quanto isso é ruim e desnecessário.
    Estou maneirando até no YT, porque é muito comum cair na rotina de ver vlogs e ficar pensando o quanto a vida da gente é desinteressante.
    Esquecemos que são apenas recortes editados.
    E que várias dessas pessoas com "vidas perfeitas" estão sofrendo com depressão e ansiedade.
    Esse movimento de Off Redes Sociais é necessário.
    Adorei seu texto.
    Uma boa semana!

    https://www.vidacriativa.fun/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dedinho nervoso do compartilhamento vai passar kkkk
      Obrigada pelo comentário, Taeh ^^

      Excluir
  4. oi Camila! te achei por acaso e vim aqui comentar que você realmente não tá sozinha, viu? tenho problemas com essa rede social desde que ela passou a existir e se tornar a coisa mais importante da vida de todo mundo (???), que loucura né? também já tive alguns perfis, parei de usar por uns anos, voltei e tenho postado cada vez menos e etc, mas não tenho diminuído o meu uso. ainda ocupa muito do meu dia. acho que não é impossível, sabe? o twitter era muito importante pra mim até uns anos atrás. hoje em dia ele perdeu completamente o sentido de uso pra mim. eu até tentei voltar a ter frequência por lá, mas não consegui me acostumar novamente. depois da pandemia a vontade caiu ainda mais, perdi toda e qualquer vontade de compartilhar coisas por lá, só entro pra fazer pesquisas mesmo. acredito que é muito possível se desvencilhar, apesar de toda a parafernália que eles usam pra que você não abandone. o instagram hoje em dia funciona quase como seu RG virtual, né? é muito maluco, fico indignada. mandar aquela rede às favas é um ato revolucionário, qualquer dia estarei indo nessa despirocagem também. foi muito bom encontrar você e seu texto por aqui! um abraço <3

    :) estranhopeixe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicole :D
      É sempre bom saber que não tô sozinha. Meu objetivo é ter uma relação saudável com a rede, já que é o único lugar tóxico pra mim.
      Tô indo conhecer seu blog agora, que bom que vc passou por aqui.
      1bj

      Excluir
  5. Adorei a reflexão. Adorei os exemplos. Adorei que o post me incomodou um pouco também.
    Eu faço um "mea culpa" aqui: gasto mais tempo do que gostaria explorando posts alheios com a desculpa esfarrapada de me inspirar com alguma coisa - qualquer coisa - e para isso criei aquelas abinhas de salvar posts. Quantas vezes voltei para aquelas abas? Duas ou três. Em anos. Mas o pior é cair na armadilha dos reels de "tutoriais", de historinhas bestas, de alguém tentando fazer a mesma coisa que o outro fez (e é um nojo porque isso me remete ao Tik Tok, outra praga que preciso me convencer a deletar).
    A ideia de sair do Instagram e incentivar a si ou aos outros de entrarem em contato para conversar, no meu caso, não funcionaria. Pra mim parece que só quem está na rede é relevante porque está interessado no que os outros estão mostrando. Aquela bosta daquele coração diz: "você foi visto por mim", só não diz que a gente foi visto por menos de 1 segundo porque a pessoa ainda tinha mais 14 fotos pra curtir e queria fazer isso rápido pra agradar todo mundo. Sabe assim?
    Acho que a MELHOR rede social de fotos seria uma sem likes. Seria uma em que o app literalmente para a rolagem e te incentiva a comentar alguma coisa. Sei lá. Se não for pra vencer a dopamina, que esse app imaginário tenha um sistema de pontuação por comentários em troca por, sei lá, filtros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse lance da inspiração, e nunca volto nos salvos kkkry
      "Aquela bosta daquele coração diz: "você foi visto por mim", só não diz que a gente foi visto por menos de 1 segundo porque a pessoa ainda tinha mais 14 fotos pra curtir e queria fazer isso rápido pra agradar todo mundo. Sabe assim?" Aqui vc foi cirúrgica, hein. É ISSO MESMO!
      Adorei a ideia de tirar o like e deixar só comentário, mas sabe o que poderia acontecer? Algumas pessoas iam comentar só emojis só pra comentar e manter o "vi teu post" :/

      Excluir
  6. Oi Camila! Queria dizer que eu tô um tempo sem rede social, minha cabecinha não tava bem com isso. Eu ainda entro no Instagram e no TikTok diariamente, mas especificamente para ver vídeo de gato e me atualizar sobre as bandas que eu gosto. Não quero interagir com ninguém, não tenho interesse em interagir. O Twitter já me assustou o suficiente me demonstrando o quanto estar cronicamente online pode estragar nossa percepção de mundo, por isso limito tudo. Hoje mesmo escrevi no meu blog sobre isso, como primeira postagem.
    Não vou dizer que o processo tá sendo fácil. Eu sempre fui uma pessoa solitária e ficar sem esse contato na rede dá uma sensação esquisita de que eu tô me isolando mais. Eu preciso me lembrar constantemente que é para o meu bem estar e que não vai ser o fim do mundo. Mas, já vi uma melhora significativa. Me sinto mais presente no momento.
    Ainda me falta muito, quero chegar num ponto que fico apenas 15 minutos no máximo por dia nessas redes, apenas para ver as bandas que gosto. Não adianta tirar tudo de uma vez, também, a gente chega naquela coisa de jejum imediato não funciona. Não funciona cortar totalmente o açúcar de repente, tem que ser aos poucos. Talvez nem cortar totalmente seja produtivo para você, talvez seja mais produtivo limitar. Cada um tem seu jeito de dosar nessa forma.
    Muito boa a postagem, vou começar a acompanhar o blog! Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kya.
      Gostei do termo "cronicamente online" porque me fez perceber que é esse sentimento que o ig faz eu sentir.
      O sentimento de isolamento que vc descreve pode melhorar, talvez, se vc trabalhar a solitude. Por um bom tempo da minha vida eu tive muitos amigos, muitos mesmo, até que o meu melhor amigo, que era uma amizade de 12 anos, inventou que eu roubei dinheiro, quando na verdade ele tinha feito isso. Do nada eu perdi todos aqueles amigos. Todos. Todos acreditaram nele. Isso tirou meu chão, fiquei sem sair de casa por 3 meses pq eu não sabia o que fazer e pra qualquer lugar que eu fosse ia encontrar aquelas pessoas. Foi nessa época que passsei a me sentir muito solitária, mesmo que eu tivesse meu namorado ao lado. Sofri alguns anos com isso até conhecer o termo solitude e trabalhar isso comigo. Isso foi uma virada de chave essencial na minha vida. Hoje consigo curtir minha companhia sem me sentir solitária.
      Gostei do tempo de 15 minutos diários, requer bastante disciplina.
      Até o momento o corte do ig tá ok. Depois desse post as coisas melhoram mais do que eu imaginei que melhoraria.
      Vou lá conhecer seu blog.
      1bj

      Excluir
  7. É engraçado pensar nessa diferença de visões. Na minha bolha, vejo muita, muita gente percebendo os males das redes e falando sobre isso. Inclusive, semana passada mesmo vi um vídeo que apareceu para mim no Youtube de uma moça que apagou o perfil dela e manteve somente o site e canal do youtube. Eu vejo muita gente falar sobre na internet e ao meu redor eu tenho pessoas que também pensam assim. Eu me sinto angustiada com redes sociais em um nível que varia a depender da época. Mas no geral nunca fui do tipo que postava tudo sobre a vida e o que estava fazendo, porque sempre fui bem tímida e mais reservada, então nunca tive esse sentimento em relação e me ver obrigada a registrar e compartilhar tudo o que estava vivendo e imagino que isso é beeem angustiante de sentir.
    Inclusive, dois exemplos próximos é que minha mãe é do tipo que posta tudo e me incomodava demais ela sempre tirar foto do que a gente estava fazendo e publicar, principalmente na época em que minha autoestima estava em completa derrota, eu ficava muito mal. E em oposto, meu marido é bem como eu, reservado e sem vontade de ficar publicando, o que desde o início do nosso relacionamento foi uma ótima harmonia.
    Enfim, a questão é que rede social é terrível em grande parte do tempo e eu fiquei boba vendo você falar que muitos ao seu redor nem sequer enxergam isso. Acho que muitas vezes a gente se aliena tanto que tapa os olhos por completo.
    Minha meta é conseguir encontrar o melhor equilíbrio. Considerando que preciso delas para buscar meus objetivos profissionais, venho tentando encontrar o que pode me ajudar sem esgotar minha sanidade.
    Que possamos refletir sempre sobre isso, se não a gente é engolido nessa bola de neve.
    Desejo leveza e respiro pra você nesse processo, Camila. E fale mais sobre o assunto por aqui, vou gostar de ler e saber o que tem pensado com o tempo.

    Abraço afetuoso,
    Any.
    Poetiza-te
    Ateliê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any. Pois é, na minha bolha não estão falando, e na minha visão, estão até negando os efeitos colaterais. Mas enfim, no momento eu só quero saber de mim. Criando uma relação saudável com a rede, talvez, eu consiga inspirar os outros a refletirem sobre o assunto.
      Obrigada pelo comentário. 1bj

      Excluir
  8. O importante é você estar bem consigo mesmo. Post fabuloso. Não conhecia essas funcionalidades do Instagram. Confesso que antigamente era muito viciado em Instagram. Hoje em dia entro rapidamente para ver uma ou outra coisa e estou bem comigo mesmo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que estou buscando, Emerson. E vc me falando que está bem assim me motiva :D

      Excluir
  9. Li o post e os comentários, acho muito pertinente essa discussão.
    1) Um aburso realmente você ter que esperar pra desativar o SEU perfil. Isso deveria ser rápido e de fácil acesso (assim como CRIAR um perfil). Queria muito que alguém metesse um processinho no app por causa disso? Sim haha;
    2) Desativar notificação é vida. Desativo de tudo que posso;
    3) Ano passado entrei numa de limitar meu tempo de tela no celular - redes, apps, limitei tudo. Percebi que estava me fazendo mal e achei uma funcionalidade no Android que vc estipula uma "meta". Fui diminuindo aos poucos e notei que rendi no offline muito mais. Voltei a ler, consegui fazer exercícios regularmente. Outra rotina, outra vida.
    4) Nem todo mundo tá na mesma vibe (infelizmente). Mas a escolha de ter um perfil, de ser low profile ou não é totalmente sua.
    Abraços virtuais <3
    https://ste-llar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anna. Que bom saber que vc limitou o tempo nas redes e melhorou o estilo de vida. Motiva demais :D
      Obrigada pela visita, vou lá conhecer seu blog. 1bj

      Excluir
  10. Também queria dizer que você não tá sozinha, definitivamente!

    Eu tô nessa relação de amor e ódio com o instagram já tem um tempo. Eu sempre amei postar por lá, era como se fosse meu diário virtual, com fotos e tudo mais. Sempre me fez muito bem guardar esses registros. Mas o instagram num geral mudou muito né, o foco não é mais foto, é tudo muito barulhento, disputa pra quem aparece mais, além de todos esses aspectos que você falou, de FOMO e tudo mais. Nesses últimos tempos eu tenho flertado muito com a ideia de desativar o instagram também. Cheguei a excluir o app por uns 2 meses, mas não durou muito mais que isso, eu sinto que tô viciada mesmo, no sentido literal da palavra. E pro instagram é muito lucrativo né, manter todo mundo com FOMO, ativos o tempo todo, alimentar esse vício. E acho que isso é o que me revolta mais, não só com o instagram (principalmente com ele) mas com as redes sociais num geral.

    Percebi que isso estava me fazendo mal, mal de verdade, quando eu comecei a me questionar "estou fazendo isso porque eu quero e gosto, ou estou fazendo isso porque é legal postar na internet, as pessoas vão me achar legal, etc". E aí foi só ladeira abaixo, com muitas outras problemáticas além dessa, comparação, tempo de tela, crises de ansiedade, etc.

    Teu post me lembrou de 2 livros, o primeiro Nação Dopamina, da Anna Lembke. O livro inteiro é basicamente sobre "o por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar" , recomendo muito.

    E o segundo tem um capitulo específico sobre isso (ainda não terminei a leitura), mas do que eu li achei bem bom, é o Aurora da Marcela Ceribelli. Fala sobre como a presença digital pode deixar a gente ansiosa, e tem uns trechos interessantes "A dor de sustentar uma presença digital, hoje, vem também porque mostrar a verdade passou a ser um esforço". E outro trecho é "Falar que a nossa saúde mental está sendo diretamente prejudicada pela relação com as tecnologias chega a ser tão óbvio e batido que, como bons brasileiros que somos, já transformamos em meme. Fora dos stories eu ando muito bem, aliás; muito melhor desde que perdi totalmente o anseio, e quase reflexo, de pegar meu celular para registrar qualquer momento alegre. Talvez a felicidade combine mais com saber fechar as cortinas, desligar a câmera, não disponibilizar ingressos para a platéia e viver com presença completa os momentos offline". Tenho minhas questões quanto aos registros, gosto muito de registrar e guardar pra mim (minha memória não é mto boa), mas tenho concordado cada vez mais com isso de postar da vida por lá.

    Enfim, me empolguei, mas é pq é bom encontrar alguém que entende essas questões sabe?

    Beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. UAU, Bruna! Eu já amei as indicações, vou pesquisar logo o Nação Dopamina. A Marcela eu conheço do Instagram (ironia? kkkk). Gostei bastante do seu comentário, vc citou coisas que eu também sinto. E é altamente lucrativo pra eles manter nosso FOMO mesmo.
    Tem uma coisa, talvez, contraditória nessa minha tentativa de melhora de relacionamento, que é o fato de consumir muito, mas postar pouco. Eu fiquei muito tempo sem postar no feed, só consumia story e postava lá, mas some em 24 horas, né?! Então eu não tinha memórias no feed, só no story. Por causa disso passei a postar mais no feed pra que eu mesma veja as memórias com facilidade. Então tem uma linha muito tênue nesse meu problema com a rede; meu maior problema mesmo é consumir story da vida dos outros. Pq quanto mais assisto os outros, mais quero postar story. E lá não coloco coisas relevantes, pq as relevantes vão pro feed. Então a bagunça na minha mente é muito grande, eu preciso arrumar antes isso kkkkry
    Obrigada pelo comentário enorme ♥ adorei
    1bj

    ResponderExcluir

Deixe um comentário legal :) e não esqueça de deixar o link do seu blog pra que eu possa te visitar depois