sábado, 27 de janeiro de 2024

// desativei meu instagram pessoal

via GIPHY

Tudo começou quando senti a necessidade de desativar as notificações das redes sociais. Eu tava com tempo apertado e isso fez eu perceber que umas pessoas próximas passam o dia todo enviando coisas que estavam acumulando e me deixando preocupada num nível "eu já fui essa pessoa que envia meme pros outros O DIA TODO!" e eu não quero mais ser assim por n motivos... e eu quero falar brevemente sobre isso.

Quando voltei a me organizar com bullet journal, voltei a fazer regularmente atividades analógicas, o que fez eu voltar minha atenção pro presente. E depois disso veio a percepção de "a minha vida é o que acontece no offline, não nessas notificações que chegam o dia todo". Mas eu só percebi isso depois de uns meses e com as notificações desligadas. Então logo depois disso veio à mente "será mesmo que eu preciso de Instagram?". No mesmo dia eu tava maratonando o podcast Errando em Público, e um dos episódios era sobre ficar offline e sem telas; o que me motivou a desativar na mesma hora meu perfil.

Eu não poderia ter tirado o app do celular, pois tenho perfil profissional por lá, e só deslogar a conta não ia passar a mensagem pras pessoas que vierem a me procurar, que é "estou dando um tempo", e sim, esse tempo precisa ser com a conta desativada pq tava me dando gatilho. Conheço uma pessoa que só usa o ig aos finais de semana, e eu sempre achei isso incrível, mas nunca conseguia colocar em prática pq quando chegava no final de semana eu queria ficar muitas horas olhando besteira... como se eu tivesse aquele tempo todo disponível, sabe?! Um surto!

A principal diferença de estar sem instagram foi perceber que a minha vida é o que eu faço fora do celular. Não tem me dado gatilho o fato de nunca chegar notificação, também não fico abrindo o whatsapp a todo momento pra ver se alguém falou comigo. Da última vez que tinha desativado as notificações do whatsapp, eu ficava abrindo de hora em hora o app pra ver se tinha mensagem, então não adiantava de nada tirar as notificações se eu vivia em função do whatsapp!

Vou ficar em ig pessoal pra sempre? Esse não é o objetivo, então a qualquer momento posso voltar pra lá. Eu só quero criar uma boa relação com o Instagram, especificamente, porque ele me dá muitos gatilhos. E normalmente funciona bem pra mim quando me afasto das coisas pra enxergar de um outro ângulo. Gosto disso. 

Vou linkar os episódios do podcast que me ajudaram bastante:





Espero voltar aqui depois de um tempo pra contar todas as coisas incríveis que fiz offline.

14 comentários:

  1. Eu continuo muito na internet, mas tô num ritmo bem mais lento nos últimos dias e tem valido muito a pena. Minha atenção voltada para mim, para o meu momento, sabe? Bom demais! Feliz em ver que esse sentimento tá rolando por aí também! Agora estou encucada: será que eu lido de boa desativando meu instagram pessoal também? Sei lá, geralmente só uso a câmera dos stories pra tirar foto com filtro (não aqueles que alteram um monte o rosto, só aqueles que colocam um blush falso e um pouco de granulação na foto), e sinceramente acho que só ia sentir falta dos reels que meu namorado me manda mesmo, hahahah

    Estarei aguardando pelo dia em que você vier com um post recheadinho de novidades que não foram registradas em rede social :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tô bugada com os efeitos colaterais da internet :( de tempos em tempos tomo alguma providência sobre. Isso dos memes eu entendo completamente, pq muitos amigos são mais próximos por trocarmos reels diariamente, então eu pensei nisso sobre antes, mas acabei decidindo desativar mesmo. E até agora tá tudo bem. Obrigada pela visita :D 1bj

      Excluir
  2. Pra quem não consegue dosar o tempo de tela, o melhor é se afastar mesmo e criar uma rotina fora dela. Vou ficar aguardando pra saber suas aventuras offline por aqui. Vou dar uma olhada nas suas indicações também, valeu por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço ninguém que sabe dosar o tempo de tela, infelizmente. Na verdade conheço muitas pessoas que nem percebem quanto tempo passam vidradas em telas; e quando questionadas sobre, acham que não significa nada :(

      espero que vc goste da indicação :D

      Excluir
  3. Ando tendo muitos conflitos com o Instagram também. Apesar de adorar postar por lá, colocar minhas fotos, eu sinto que perco um tempo considerável da minha vida olhando a vida alheia, também me dá muitos gatilhos. É uma loucura, bem coisa de vício mesmo.
    Eu desativei por um tempo também e foi ótimo, acho que fiquei uns 2 meses sem. Voltei recentemente mas acho que já está na hora de desativar de novo kkk, as vezes é uma boa fazer isso de tempos em tempos né, e não definitivamente. Ando muito com essa necessidade de viver a vida offline, estar presente mesmo sabe?! Enfim, me identifiquei muito com seu post rs
    Beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim! Provavelmente essa é a melhor coisa pra mim: dar um tempo de lá de vez em quando.
      Eu fico feliz e triste em saber que mais alguém se identificou com o post kkkkry

      Excluir
  4. Teve um tempo que ficava minutos horas, à fio no Instagram. Hoje entro de vez em quando e é suficiente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc não perde mais tempo por lá

      Excluir
  5. O Instagram sempre trazendo conflito por aqui também. Não gosto de me sentir presa, e ao mesmo tempo quero poder usar para o Ateliê e poder alcançar público pros meus objetivos profissionais. A balança pende pra um lado e outro, e nessa vou buscando ser mais consciente. Às vezes perco muito tempo, outras vezes consigo ser controlada. Desativar as notificações tem me ajudado muito, alguns dias consigo passar longe de lá e quando lembro já é quase noite (o que é maravilhoso).
    Depois conte mais sobre a experiência por aqui e se tiver dicas vai ser valioso demais <3
    Abraço afetuoso,
    Any.
    Poetiza-te
    Ateliê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô descobrindo que várias pessoas também têm problemas com a internet, especificamente com o instagram. Aquele lugar gera muita ansiedade, comparação e FOMO. E tudo isso alimentado pela própria rede quando a gente analisa o que acontece por lá.
      Vai sair um post legal sobre.
      Obrigada pela visita :D
      1bj

      Excluir
  6. Nossa as mídias sociais consomem muito nosso tempo, né? eu queria que o tempo que eu passasse no insta fosse o tempo que eu passasse lendo blogs rsrs que era o que eu fazia muito na época do ensino médio. O instagram naquela época não tinha tanta coisa quanto agora então eu ficava lendo mais blogs, mas perdi o hábito de ler.

    Coincidentemente dia desses eu também desativei meu insta pessoal. Eu estava usando a estratégia de deixar apenas no tablet, já que eu não acesso tanto por lá e não curto ficar no insta com tablet enorme kk senti muito essa necessidade de apenas ficar entediada ou de fazer algo mais offline, hobbie, num sei.

    Aguardo os posts relatando como está o andamento =) gosto muito de ver as atualizações, na maioria dos vídeos no youtube que eu assisti são no dia da decisão e o relato no final. Quase não vi sobre o processo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô escrevendo um post justamente sobre esse meio, espero escrever algo relevante.
      Na minha época de ensino médio era o Orkut e o MSN que bombavam, mas naquela época a gente tinha que ter acesso a um computador pra poder ver tudo isso kkkk
      Eu sou a favor desse tipo de limitação, inclusive. Se era melhor, eu não sei. Mas era diferente de uma forma que parecia não nos afetar psicologicamente ( não sei se tô errada).
      Obrigada pela visita. 1bj

      Excluir
  7. Eu ainda me preocupo com o meu tempo de tela e me pego conscientemente fritando neurônios no feed do Instagram. Já cancelei as notificações do Instagram, silenciei todos os grupos do Whatsapp e, há muito tempo, deletei o Facebook.
    Espero que seja uma experiência positiva e que te traga uma visão diferente do uso das redes sociais para nos inspirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sendo positiva dentro do que rolou kkkk mas vou contar num post
      Sempre bom saber que outras pessoas estão se preocupando com isso também.
      Obrigada pela visita. 1bj

      Excluir

Deixe um comentário legal :) e não esqueça de deixar o link do seu blog pra que eu possa te visitar depois